SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2023 – IFPI Campo Maior

RAFAEL SALES ALMENDRA

De acordo com a legislação brasileira, os Institutos Federais têm a missão de impulsionar ações que contribuam para a sustentabilidade e a busca por soluções que garantam a preservação ambiental. Nesse contexto, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 (SNCT-2023) teve como temática “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” a qual propôs a integração e a interação entre diversas disciplinas científicas para abordar os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável destacando a importância das ciências básicas, como a física, a química, a biologia e a matemática, na compreensão dos fenômenos naturais e na busca por soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Em 14 de outubro de 2023, deu-se início às atividades alusivas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campo Maior, o qual teve como ponto de partida a ocorrência do eclipse solar anular. Os eclipses solares são eventos astronômicos que ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham de maneira única, permitindo que a Lua oculte temporariamente o disco solar. Um tipo especial de eclipse, conhecido como eclipse solar anular, ocorre quando a Lua está mais distante da Terra em sua órbita elíptica, resultando em um anel de luz solar visível ao redor da silhueta da Lua. Este fenômeno celeste não apenas fascinou observadores em todo o mundo, mas também proporcionou uma oportunidade única para relacionar a ciência e a educação.

Uma das iniciativas ligadas a esse evento foi a forma como o IFPI – Campus Campo Maior se envolveu para educar e conscientizar a comunidade sobre o eclipse. Na semana que antecedeu o fenômeno, o Campus utilizou-se de suas redes sociais para informar à população sobre a ocorrência do eclipse e fornecer orientações sobre como visualizá-lo com segurança. Através de postagens informativas, foram compartilhados detalhes sobre horários de ocorrência do eclipse, a importância de usar óculos de proteção solar aprovados para observar o evento e a localização de pontos de observação seguros na cidade. Além disso, destacou-se a relevância desse fenômeno astronômico e seu vínculo com a abertura da SNCT-2023.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Na cidade de Campo Maior-PI, o eclipse teve início às 15h19 (horário de Brasília). A anularidade, que é o momento em que a Lua cobre completamente o centro do Sol, ocorreu às 16h41. O eclipse foi um espetáculo da natureza, onde a comunidade do IFPI – Campus Campo Maior pôde contemplar a beleza do fenômeno e refletir sobre a importância da astronomia no contexto das ciências e do desenvolvimento sustentável.

Dando continuidade ao evento, em 04 de dezembro de 2023, ocorreu a cerimônia que destacou a importância da ciência e da tecnologia no desenvolvimento regional e nacional, culminando com a mostra intitulada por “O ambiente físico, social, as condições de trabalho docente e o ensino de matemática no cotidiano das escolas municipais de Campo Maior- PI”. O evento foi organizado pela equipe da Profa. Sebastiana Ceci e teve como objetivo discutir os desafios do ensino de matemática nas escolas municipais da cidade. A mostra contou com a participação de professores, gestores escolares, pesquisadores e estudantes. Os participantes puderam visitar as exposições de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de Matemática do IFPI-Campus Campo Maior.

Um dos temas discutidos na mostra foi a importância do ambiente físico para o ensino de matemática. Os participantes concluíram que as escolas precisam oferecer espaços adequados para o aprendizado da matemática, com salas de aula bem iluminadas e ventiladas, materiais didáticos adequados e equipamentos tecnológicos propícios ao ensino desta ciência. A mostra foi um importante passo para a melhoria do ensino de matemática nas escolas e os participantes puderam refletir sobre os desafios da profissão e construir propostas para melhorar a qualidade do ensino.

No dia 05 de dezembro de 2023 ocorreram as exposições de banners, com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio e Concomitante sobre as temáticas trabalhadas nas disciplinas de Projeto Integrador. Os trabalhos apresentados foram de demonstraram o interesse dos alunos pelas temáticas trabalhadas, uma vez que os banners foram criativos e informativos, e transmitiram de forma clara e didática os conceitos relacionados ao tema.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A palestra “TI VERDE: a tecno(eco)logia do presente” foi realizada no dia 06 de dezembro de 2023, no auditório do IFPI – Campus Campo Maior. A atividade, conduzida pelo Prof. Wilson Júnior teve como objetivo discutir a importância da TI Verde para o desenvolvimento sustentável. O palestrante apresentou os conceitos básicos da TI Verde, discutiu os benefícios da adoção de práticas sustentáveis na TI e apresentou exemplos de boas práticas que podem ser adotadas pelas empresas para tornar a sua TI mais sustentável.

Por conseguinte, a mesa redonda “Sustentabilidade nas micro e pequenas empresas: boas práticas e desafios” objetivou discutir as boas práticas e os desafios da sustentabilidade nas micro e pequenas empresas. A mesa contou com a participação de professores do Eixo de Gestão e Negócios do Campus Campo Maior do IFPI que discutiram como as micro e pequenas empresas podem adotar práticas sustentáveis e os desafios que enfrentam para isso, tais como falta de recursos, informações e apoio governamental. Também foram abordadas as boas práticas que podem ser adotadas pelas micro e pequenas empresas para tornar a sua operação mais sustentável. Dentre essas práticas, destacam-se a redução do consumo de energia e água, a redução da geração de resíduos e o uso de produtos e serviços sustentáveis como energia renovável e materiais reciclados.

Com o intuito de divulgar e promover o conhecimento científico nas áreas das ciências básicas, destacando sua importância para o desenvolvimento sustentável, os professores das áreas de Física, Química e Biologia do Campus Campo Maior levaram a Exposição Científica – Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável ao município de Altos-PI. Eles buscaram conscientizar, inspirar e estimular ações sustentáveis, além de facilitar a interação entre os participantes e a formação de parcerias colaborativas para impulsionar a busca por soluções inovadoras e sustentáveis.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Já na exposição “Matemágica”, foram desenvolvidas atividades didáticas diversificadas (jogos, história da matemática, modelagem, recursos didáticos manipuláveis) no Campus. Conduzida pelo Prof. Acenilso Lima e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática desenvolveram atividades de ensino voltadas para geometria, álgebra e/ou aritmética como curiosidades matemáticas, jogos e materiais didáticos manipuláveis para desenvolver temas da matemática de uma forma divertida e envolvente. Foi uma maneira de estimular o interesse pela ciência e mostrar como essa pode ser usada para criar ou solucionar acontecimentos do cotidiano.

O filme “O menino que descobriu o vento” foi exibido no CineADM, contribuindo para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 na conscientização sobre a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. O filme mostrou como um jovem com poucos recursos foi capaz de usar a ciência e a tecnologia para resolver um problema complexo. Isso inspirou os participantes a acreditarem que eles também podem usar a ciência e a tecnologia para fazer a diferença no mundo. Após a exibição do filme, os participantes puderam discutir o filme e compartilhar suas ideias sobre como as ciências básicas podem ser usadas para promover o desenvolvimento sustentável. Essa discussão foi uma oportunidade valiosa para os participantes aprenderem mais sobre o tema e compartilhar suas ideias.

Em geral, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 foi um evento bem-sucedido que contribuiu para a divulgação das ciências básicas e para a conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável. O evento foi capaz de atingir um público amplo e de gerar discussões importantes sobre temas relevantes para a atualidade.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Como sugestões para próximos eventos desta alçada estão: aumentar o número de atividades voltadas para o ensino de ciências básicas para alunos da educação básica, promover mais ações de divulgação científica nas redes sociais e realizar parcerias com outras instituições de ensino e pesquisa para ampliar o alcance das ações apresentadas no evento.

RAFAEL SALES ALMENDRA é doutor em Ciência da Propriedade Intelectual – Universidade Federal de Sergipe (2022). Mestre em Administração e Controladoria – Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é Professor EBTT do Eixo Gestão e Negócios no IFPI – Campus Campo Maior. E-mail: rafael.almendra@ifpi.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *