GILSON PORTELA
No dia 15 de abril, comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a promulgação da Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem a Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidos. Esse dia é dedicado a comemoramos a importância desse fundamental recurso natural em nossa vida e alertamos sobre a necessidade de utilização de práticas conservacionistas quando da sua utilização.
Segundo a FAO, 33% dos solos do mundo estão degradados por fluxo, salinização, compactação, acidificação e contaminação. Esses diversos problemas enfrentados pelo uso do solo têm impactado diretamente na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, o IFPI Campus José de Freitas fez um uma vasta programação para comemorar esta importante data. Foram realizadas palestras sobre formação e degradação dos solos e também sobre práticas conservacionistas na agricultura. Além das palestras, foram realizadas práticas utilizando um simulador de erosão e determinação de curvas de nível, utilizando equipamentos que podem ser construídos pelos próprios produtores.
Trata-se de uma data que faz parte do calendário escolar do campus José de Freitas e contou com a coordenação dos professores Gilson Portela, Antônio Galvão, Luiz Carlos e Ewerton Gasparetto, além de alunos da instituição.
GILSON PORTELA é docente do IFPI Campus José de Freitas